quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Passeio ao Parana 2011 - Nelson e Kátia

Em fevereiro de 2011 minha esposa e eu realizamos um passeio até o Paraná. O roteiro foi: Porto Alegre, Caxias do Sul, Vacaria, Papanduva, Lages, Antonina (via Estrada de Graciosa), Paranaguá, Morretes, Curitiba(por trem), São Joaquim, Urubicí e Porto Alegre (via Estrada do Rio do Rastro).
          No pimeiro dia fomos direto até Papanduva, parando algumas vezes para esticar as canelas. Passamos a noite no Hotel Samaglio, pois já havia escurecido e chovia bastante. Jantamos e bebemos um bom vinho feito pelo próprio proprietário.
          No dia seguinte fomos direto à cidade de Antonina-PR, via estrada da Graciosa. O próprio nome da estrada já diz o que nos esperava, muito bonita, principalmente estando de moto.
          Antonina é uma cidade muito simpática, com casas antigas, ruas de paralepípedos, belos lugares para boas fotografias.
          Paranaguá nos esperava no dia seguinte.  Para quem gosta de ver prédios antigos, como nós, essa cidade possui vários. Tiramos muitas fotos. No dia seguinte aproveitamos para visitar a Ilha do Mel. Não tivemos muito tempo para conhecer a ilha. Na ida para lá tivemos problemas no motor do barco que estávamos e ficamos algum tempo esperando outro. Valeu!
          Dia seguinte partimos para a Cidade de Morretes. É uma cidade muito bonita, aproveitamos para tirar bastante fotos. A Pousada Dona Laura é muito bonita e acolhedora. E o preço da diária salgado. Mas só ficamos uma noite e valeu a pena. Aproveitamos para comer o Barreado, que é muito falado. Gostamos bastante.
          Após uma boa noite de sono fomos para a estação ferroviária. Depois de uma pequena espera o trem chega. Embarcamos a moto. Era a única naquele dia. Foi uma viagem de 3 horas, atravessando a Serra do Mar. Utilizamos o vagão executivo, tem um preço maior, mas é mais confortável e com algumas mordomias. Tivemos sorte, pois éramos poucos no vagão.
          Já estava anoitecendo quando chegamos a Curitiba. Decidimos seguir viagem de retorno para ficarmos em um motel no caminho, pois seria mais barato. Após muita procura finalmente estávamos descansando. Após uma conversa com a proprietária, ela nos permitiu entrar, já que o motel só abriria mais tarde.
          No dia seguinte seguimos cedo para São Joaquim. Lá ficamos no Hotel Maristela. Antigo, quarto simples, mas um café da manhã e almoço fantásticos.  No café tinha muitas coisas feitas por eles (pão, geléias, etc.).  A proprietária é a senhora Eugênia Remor Coral, uma simpatia, Passeamos e fotografamos a cidade.
         Após uma noite de sono partimos para Urubicí. Em Urubicí ficamos na Pousada das Flores, lugar simpático assim como a proprietária. Passamos a noite.
          No último dia da aventura começamos a descida via Serra do Rio do Rastro. Como tinha chovido muito e caído barreira na estrada fiquei preocupado, pois achei que não poderia desfrutar da bela paisagem da serra. Felizmente a estrada foi liberada. Durante toda a descida fomos acompanhados por cascatas que se formaram ao longo de toda a estrada, assim como uma lâmina de água no asfalto que tornava a descida perigosa.
          Vencida essa etapa, próximos ao nível do mar, utilizando a BR-101, demos uma esticada até Porto Alegre.
          Para fins de comparação seguem alguns dados da viagem:
  • Motocicleta: Honda CBR-600F ano 1997.
  • Dias de viagem: 8
  • Quilometragem total rodando de moto: 1.976,8 km
  • Litros de gasolina: 96,51
  • Quilômetros por litro: 20,48 km
  • Despesa total : R$ 1.486,11    ($ 889,88)
  • Despesas com combustível: R$ 267,92    ($ 160,43)
  • Despesas com Hospedagem: R$ 680,00  ($ 407,18 )
  • Despesas com alimentação: R$ 363,59    ($ 217,71)
  • Outras (passeios, lavanderia, etc.): R$ 156,00     ($ 93,41)
  • Pedágio: R$ 18,60    ($ 11,13)